sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

AHA! Descobri e percebi porquê...

Como toda a gente sabe (ou tem umas "luzes" - passe o trocadilho) as cores perceptíveis podem ser criadas misturando cores primárias. Essa mistura ou combinação pode ser aditiva ou subtractiva.
Então o que vem a ser isto? O processo aditivo cria cores adicionando luz a um fundo preto. Inversamente, o processo subtractivo usa pigmentos ou tinturas para, selectivamente, bloquear a luz.
Combinação aditiva
Combinação subtractiva
Ora, as cores dos círculos exteriores são as primárias e são diferentes em cada um dos diagramas.
Então agora a questão da aula de dia 9 de Janeiro:
1. Os monitores de computador emitem luz para produzir cores, logo produzem-nos através do processo aditivo;
2. Na impressão offset (ou digital ou qualquer outra), por outro lado, usamos tinta, ou melhor pigmentos, com o intuito de absorver a luz, e assim produzem cor pelo processo subtrativo.
Deste facto simples (mas extremamente de complicado para nós explicarmos na referida aula) decorre que a grande maioria de monitores usa uma combinação de pixels vermelho, verde e azul (o que é comumente chamado de RGB, do inglês "red, green and blue"). As impressões, por sua vez, são feitas (pelo menos) com tintas das cores Cião (C), magenta (M) e amarelo (Y). Claro que também utilizamos a tinta preta (K, que para quem não sabe vem de "blacK"), porque uma combinação de CMY não é capaz de produzir preto profundo. No fundo o K é só para dar uma ajudinha visto que a combinação CMY dá preto.
Espero que tenha sido elucidativo.

Sem comentários:

Enviar um comentário